• Bianca Rocha

A importância das Organizações para uma Comunicação Estratégica eficiente

Atualizado: Jun 30



Direitos e deveres, necessidades sociais e pessoais, viver em uma sociedade mais justa e sustentável, rodeia o contexto e conceito da palavra organização. A forma de se comunicar e estruturar as necessidades do público, além de engajar o mesmo estrategicamente, traz uma ideia de como é viver em uma sociedade organizacional.


Em uma sociedade capitalista, as organizações têm o poder de movimentar a economia, de estruturar, engajar e até mesmo de influenciar o público, podendo setorizar-se em 1º, 2º e 3º setor (mais conhecido como ONG’s). De acordo com o autor Etzioni, a estrutura e conceito de organizações na sociedade é afirmado da seguinte forma:


“Nascemos em organizações e quase todos nós somos educados por organizações, e quase todos nós passamos a vida a trabalhar para organizações. Passamos muitas de nossas horas de lazer a pagar, a jogar e a rezar em organizações. Quase todos nós morreremos numa organização e, quando chega o momento do funeral, a maior de todas as organizações – o Estado - precisa dar uma licença especial.” (1980, p.7)

O meio de interligar a sociedade com as organizações é através da Comunicação Estratégica que é a arte de transmitir informações, planejar e estruturar conteúdo. Para uma organização, essa comunicação é essencial para a sua “vida sustentável”, pois a mesma poderá planejar e disseminar conteúdo específico para determinado público, sendo definido pelo planejamento em sua missão, visão e valores (o tripé business).


Transformações sociais podem moldar a cultura organizacional de uma empresa e até mesmo na gestão de uma carreira de um profissional. A forma como se comunica atualmente não é a mesma de 10 anos atrás. Pode-se dizer que a comunicação estratégica organizacional atualmente é um fator importante tendo em vista o boom do Facebook e Instagram, trazendo meios de comunicação mais rápida, proximidade de organização e público alvo, agilidade na internet das coisas, entre outras mudanças que impactaram a cultura, educação, “forma de se viver” de toda uma sociedade.


Além da mais recente transformação social, de como se ver em uma sociedade graças à Internet, Google, Facebook e Instagram, é preciso destacar também outras organizações que se moldaram com as necessidades do seu público e o pioneirismo na sociedade. É o exemplo da marca Coca – Cola, que durante anos, teve sua comunicação voltada para o maior consumo e em suas campanhas, era exibido o padrão social da época: mulheres brancas e donas de casa, enquanto suas campanhas atuais são voltadas para o “bem estar da sociedade”, trazendo o dilema do “ser feliz, se sentir feliz”. Observando as necessidades e desafios da sociedade contemporânea em 1999 foi criado o Instituto Coca Cola (organização sem fins lucrativos com o intuito de promover a transformação social do país).


Ferramentas de comunicação?


Uma ferramenta de comunicação utilizada atualmente é o Design Thinking que auxilia no desenvolvimento de estratégias, em seu planejamento através de ferramentas como o Canvas, Mapa Mental, Jornada do Usuário, entre outros. Esse conjunto de ideias e insights criado para resolução de problemas (design thinking) auxilia na inovação de processos e serviços, pois o que rodeia essa ferramenta é o público alvo, podendo dizer que é umas das ferramentas para se elaborar uma comunicação estratégica de sucesso.


A comunicação estratégica tem importância para o melhor desenvolvimento das organizações e até mesmo para quem quer potencializar o seu marketing pessoal, sendo um fator essencial na otimização do relacionamento com o seu público, e uma “escada” para atingir as metas, missões e valores para qual cada sistema foi criado.

19 visualizações

contato@linkcult.com

Av. Sete de Setembro, nº 3959, Barra Salvador/BA

Tel - (71) 99981-4888

Linkcult© 2020 todos os direitos reservados