• irailson Fateicha

3 passos para se planejar para o que é importante

Atualizado: Jun 21

Dando uma revisada em como organizo os meus dias, separei 3 passos que realizo para uma organização prática e eficiente para compartilhar com vocês. Espero que com esses passos você possa começar o seu planejamento e ter a certeza que irá alcançar tudo o que prometeu a si mesmo ou pelo menos saber o porquê que não consegue alcançar os seus objetivos.


Passo 1: Anote todas as atividades em um único local


Anotar tudo, mas tudo mesmo do que você precisa, quer e sonha para sua vida. ⁠ Desde a compra do pão até o projeto que você sempre pensa em fazer, mas não coloca ele para andar.


Não importa se é para daqui a 10 anos, se para ontem, se é algo que todo mundo diz ser uma perda de tempo. Se você pensa em fazer, essa é a hora de tirar da cabeça; pode ser em um papel ou no celular, o importante é: estar em um local que você possa ver todos os dias e não perder suas anotações. Então muito cuidado com elas!


Não se importe se a lista for grande, o importante é saber o que está ocupando a sua cabeça. É muito comum perdemos energia pensando em coisas que sempre deixamos para amanhã ou abandonar alguns sonhos por não ter noção do quão simples é realizá-los.

Esta é uma atividade que demora um certo tempo, então se dê um prazo de dois dias para realizar essa atividade. E depois seguir para o próximo passo.


Passo 02: Dê uma nota de importância


Hora da verdade! O que é mais importante para você?


É muito comum durante o dia-a-dia a gente ir fazendo coisas que vão surgindo pela frente, e assim, entramos no automático, deixando aquilo que é mais importante para nós de lado. ⁠


Peço que você neste momento se concentre e jogue fora todas as suas amarras que podem estar mascaradas de “isso é impossível”, “o que vão pensar de mim?”, “eu não consigo”, e diversas outras frases que nós mesmos acreditamos e nos estagnados na jornada em direção à felicidade.⁠


Então pegue sua lista, que espero que esteja gigante, e se faça a seguinte pergunta para cada coisa listada.


“de 1 a 5 o quão importante isso é para mim?”

Onde 1 é o menos importante e o 5 é o mais importante.⁠


Essa simples ação é o primeiro passo para que você pegue a caneta da vida e comece a escrever a sua própria história.⁠


Passo 3: Planeje seus dias e semanas com base no que é importante


Você acha que tem focado nas coisas importantes de sua vida?


Bem, acredito que no desenvolvimento dos passos anteriores você já deve ter chegado a alguma conclusão. A partir de agora vamos focar nas três coisas mais importantes do momento.


Acredito que as atividades que estão nas três primeiras linhas não são tão fáceis nem rápidas de alcançar. Então a ideia agora é traçar “COMO” você vai chegar lá e “QUANDO”. Então antes de mais nada, coloque ao lado de cada uma dessas atividades a data que você vai concluir cada uma delas.


Um alerta: coloque uma data que você acredite que você vá conseguir, porém, não caia na ilusão de colocar uma data somente para concluir este passo. A ideia aqui é COMPROMISSO, você se comprometer consigo para correr atrás do que quer e de seus sonhos.


Traçado a data, é hora de quebrar cada uma em pequenas atividades, traçando o caminho que você fará a partir de hoje até a data estipulada para chegar em seu objetivo. Para os interessados em um planejamento mais profundo pesquisem no Google o método de planejamento SMART de Peter Drucker.


Por fim, coloque em todos os dias da sua semana, pelo menos uma das atividades importantes para ser realizada. Assim, você dará no mínimo 365 passos no ano em direção a completude de seus sonhos.


Irailson Fateicha

21 visualizações

contato@linkcult.com

Av. Sete de Setembro, nº 3959, Barra Salvador/BA

Tel - (71) 99981-4888

Linkcult© 2020 todos os direitos reservados